ORADORES BRASIL

Ainda no âmbito das comemorações dos 90 anos do nascimento de António Quadros e os 20 anos da sua morte, realiza-se no dia 5 de junho de 2013, no Salão dos Brasões no Real Gabinete Português de Leitura no Rio de Janeiro (Brasil), mais uma conferência sobre o escritor, com o intuito não só de lembrar a obra de António Quadros, como ainda de revisitar as suas várias passagens pelo Brasil e a especial atenção que deu às questões luso-brasileiras. 

Oradores: 

ANTÓNIO QUADROS FERRO é mestre em Estudos de Cultura pela Universidade Católica Portuguesa com uma especialização em Filosofia e Literatura na Cultura Portuguesa Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A sua tese de mestrado versou sobre o pensamento e a obra do seu avô António Quadros, sobre quem tem vindo a dedicar diversas investigações, fazendo parte da equipa que organiza e estuda o seu espólio. Como investigador tem-se dedicado à Filosofia Portuguesa e à Teoria da Cultura. Integra o Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, é membro do Conselho Consultivo da Fundação António Quadros e pertence, desde junho de 2012, ao Grupo Interdisciplinar de Estudos Pessoanos e Modernistas do Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa. Publicou dois livros de poemas. www.aquadrosferro.blogspot.com 

ALEXANDRO SOUZAVice-líder do Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos da Universidade Federal de Juiz de Fora, Alexandro Ferreira de Souza é doutor em Ciência da Religião (Filosofia da Religião). Dedica-se, desde 2006, ao estudo e divulgação do pensamento luso-brasileiro, pertencendo à comissão editorial da 'Ibérica - Revista Interdisciplinar de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos' www.estudosibericos.com

ANA MARIA MOOG RODRIGUES fez gradução em filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; mestrado na Universidade de Kansas, EEUU, doutorado na Universidade Gama Fº. Aposentou-se como professora titular do Curso de Pós-Gradução em Educação Tecnológica do CEFET/RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro) e   como professora titular do  Departamento de Pós-Graduação de Filosofia da Universidade Gama Fº. É membro fundador da Academia Brasileira de Filosofia, do  Instituto Luso-Brasileiro de Filosofia e  da Academia Fides et Ratio da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Publica em revistas especializadas nas areas de filosofia brasileira e portuguesa,  filosofia da tecnologia, filosofia da educação, ética, filosofia da educação tecnológica e história do catolicismo no Brasil. 

CONSTANÇA MARCONDES CÉSAR nasceu em São Paulo, em 1945. Professora da PUCSP e PUC de Campinas, entre 1969 e 2010. Atualmente professora da Universidade Federal de Sergipe, departamento de Filosofia, Mestrado em Filosofia e Mestrado em Direito; colaboração na equipe do Mestrado/Doutorado em Medicina, membro do Comitê de ètica em pespquisa com seres humanos.Doutorado pela PUCSP ( 1973), Livre-docência pela PUC de Campinas (1980), pós doutorado pela Université de Toulouse-le Mirail ( 1984); bolsista da Fundação Gulbenkian ( 1987) e da Fundação Onassis ( 2003).Membro da Academia de Ciências de Toulouse, da Academia Brasileira de Filosofia, do Instituto Brasileiro de Filosofia , do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, da Associação Cosmos e Filoosofia ( Atenas); membro do conselho editorial das revistas Diké ( Mestrado em Direito da UFS), e Prometeus (Mestrado em Filosofia da UFS), Estudos Filosóficos (UFSJ), Diotima (Atenas);membro do GT de Filosofia de Expressão Francesa (ANPOF/CNPq), lider dos grupos Direito e Filosofia e VivaVox da UFS/CNPq, membro do grupo Filosofia Grega e Contemporânea da UFS/CNPq.

GILBERTO DE MELLO KUJAWSKI

JOÃO FERREIRA 

JOEL CARLOS DE SOUZA ANDRADE é mestre em História pela Universidade Federal do Ceará onde defendeu a dissertação intitulada “Os Filhos da Lua: poéticas sebastianistas na Ilha dos Lençóis-MA” e Doutorando em Altos Estudos em História, pela Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra; Professor do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Entre as principais publicações: “Oliveira Martins e Sampaio Bruno: leituras do Brasil pela intelectualidade portuguesa de fins do Oitocentos” In: HERMANN, J.; AZEVEDO, F. L. N de; CATROGA, F. (org.). Memória, escrita da história e cultura política no mundo luso-brasileiro (2012); Organização do livro Daqui e D´além Mar (2010), em dois volumes, onde publicou “António Quadros e a cultura luso-brasileira: o escritor como um missionário”.


LÚCIA HELENA SÁ é Bacharela e Licenciada em Letras (UnB), mestra em Literatura Brasileira (UnB), Doutora em Teorias do Texto Literário (UnB) e Presidente da Casa Agostinho da Silva.

LORYEL ROCHA 


MARIA ISABEL DE SIQUEIRA tem formação em História e Direito. É professora associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO - , atuando na Pós-Graduação na área das instituições com ênfase no poder e na cultura e na Graduação em história da América Colonial.  Os temas que envolvem a sua pesquisa estão relacionados às instituições, ao poder, a cultura, a natureza, ao direito e a justiça nas colônias Ibero-americanas.

MARCO ANTONIO BARROSO nasceu em Duque de Caxias-RJ em 1978. Licenciou-se em Filosofia em 2005, na Universidade Federal de Juiz de Fora. Em 2013, nessa mesma instituição e sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Vélez Rodríguez, concluiu Doutorado em Ciência da Religião, na área de concentração de filosofia da religião, com a apresentação de uma tese intitulada Benjamin Constant de Rebecque entre o iluminismo e o romantismo: uma teoria crítica para a compreensão do sentimento religioso. É membro do Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos desde 2003. Leciona na Universidade do Estado de Minas Gerais, em Ubá, desde 2011. Atualmente é chefe do Departamento de Ciências Aplicadas a Educação e à Linguagem, da mesma instituição.

MÁRIO SÉRGIO RIBEIRO é Doutor em Filosofia pela Universidade Gama Filho. Professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Juiz de Fora, trabalha e pesquisa nas áreas temáticas de Alcoolismo e Dependência Química, Organização e Avaliação de Serviços e Atenção Básica de Saúde Mental, bem como na abordagem de aspectos éticos e epistemológicos relativos à produção, transmissão e aplicação do conhecimento em saúde. Com atuação efetiva no processo de Reforma Curricular da FAMED, participa diretamente do Programa de Educação Permanente, na qualificação de profissionais da Estratégia de Saúde da Família. É responsável pelo Laboratório de Pesquisa em Personalidade, Álcool e Drogas (Lappda) e membro de corpo editorial ou participa como parecerista ad-hoc de diversas revistas.


Informações: 

O Real Gabinete Português de Leitura localiza-se na Rua Luiz de Camões, nº 30, Rio de Janeiro, Brasil. Questões relacionadas com a extensão do Colóquio no Brasil deverão ser endereçadas para: aquadrosferro@gmail.com